Projeto Único em Encantado, RS: Divine Chocolates e Café envolve os sentidos com porcelanatos da Villagres

Cada vez mais, os consumidores procuram por experiências que vão além de simples produtos e serviços de qualidade. Foi com essa mentalidade que a Divine Chocolates e Café, situada em Encantado, Rio Grande do Sul, criou um novo espaço projetado para envolver os sentidos dos consumidores. Além do irresistível aroma dos chocolates e do café, os porcelanatos da Villagres, cuidadosamente selecionados para a obra, não apenas embelezam o ambiente como convidam os visitantes a permanecerem e desfrutarem das delícias oferecidas.

Laura Costa Fraporti, responsável pelo projeto, relata que a obra demandava algo verdadeiramente único. “Buscávamos por produtos de qualidade, resistentes e esteticamente alinhados ao conceito da Divine. Por essa razão, optamos pelos porcelanatos da coleção Copan Fendi Natural, Bali Jatobá Natural, Ibirapuera e o Madero Jatobá da Villagres”.

Na área interna foram usados Copan Fendi Natural e Bali Jatobá Natural

Na Divine, ressalta Laura, “o porcelanato foi uma ferramenta estratégica, eficaz e distinta para demarcar ambientes e direcionar fluxos. Com aproximadamente 600 m² de área, desenvolvemos uma curva suave onde dois produtos de cores e tamanhos diferentes se encontram”, ressalta.

O Copan Fendi foi usado na maior parte do piso da loja Divine

Todo o projeto foi concebido para proporcionar acolhimento e aconchego, e o Copan Fendi desempenhou esse papel de forma ímpar, com sua cor mais fechada e tom que se harmonizou com todo o restante da loja“.

Leia Também:


Planeje certo a iluminação de bares, padarias e restaurantes


Arquitetura Paramétrica em Projeto para Cafeteria Raus


Peças do Bali foram usados no chão para fazer referência à madeira

Ainda na área interna, o Bali Jatobá Natural – que remete à madeira, foi usado de forma estratégica na área demarcada de fluxo e pontos de destaque da loja. De acordo com a arquiteta, a referência da madeira tanto nos móveis como no piso foi planejada para oferecer acolhimento e harmonia.

No chão da área externa foi utilizado o Madero Jatobá, e nos bancos, o Ibirapuera

Na área externa de aproximadamente 300 m², a opção eleita foi o Madero Jatobá. “Nossa intenção foi criar a sensação de um deck tradicional, mas com o uso do porcelanato que reproduz a aparência da madeira e possui acabamento próprio para áreas externas, já que o espaço é aberto e fica sujeito à chuva. Nos bancos, optamos pelo porcelanato Ibirapuera – uma peça divertida que se encaixou perfeitamente com o ambiente que estávamos propondo, ou seja, um espaço de contemplação e encontro”, explica a arquiteta Laura.

A Divine Chocolates e Cafés é uma empresa familiar que valoriza a qualidade de seus produtos, o atendimento ao cliente e o bem-estar de seus funcionários. “Quando começamos o processo criativo do projeto, levamos isso em consideração e nosso foco principal foi proporcionar experiências a todos que frequentam o espaço, sejam clientes ou funcionários’, pontua Laura. ‘Além disso, o estilo arquitetônico do ambiente é clássico, evidenciado pelos móveis provençais, pela presença da madeira, do veludo e o uso pontual da cor dourada em alguns detalhes. Procuramos criar diferentes espaços no ambiente que ofereçam experiências e sensações aos visitantes; uma barra de chocolate gigante, uma cascata de café e salas temáticas foram os principais destaques“.

Cada sala remete a um país. “Criamos a sala Dubai, país em que a marca Divine importa o chocolate, salas África, Ásia e Europa. De verdade, foi um projeto diferenciado onde é possível oferecer a oportunidade de viver a  experiência de comer um chocolate e tomar um café, desfrutando de um ambiente, pensado cuidadosamente em todos os detalhes, desde o desenho do piso até o detalhe do puxador, do aroma ao barulhinho de água escorrendo na cascata, do aconchego provocado pelos tons quentes ao visual detalhado e personalizado com a marca Divine”, finaliza a arquiteta.

Laura Costa Arquitetura – @lauracostaarquitetura