Arquiteta Cristina Bezamat projeta um novo lar para empresário do ramo imobiliário que se muda do Rio de Janeiro para Lisboa
Quando o empresário brasileiro Tomaz Negrão morava no Rio de Janeiro, a arquiteta Cristina Bezamat, do escritório Bezamat Arquitetura, foi contratada para fazer seu apartamento. Assim que o projeto foi finalizado, ele decidiu se mudar para Lisboa para investir no ramo imobiliário português. Quando encontrou este imóvel de 150m², em um prédio que estava sendo “retrofitado” (com uma vista linda para a praça, ao lado do Mercado da Ribeira, onde funciona o famoso food hall Time Out Market Lisboa), Tomaz logo solicitou ao escritório um novo projeto, desta vez para personalizar a planta desenhada pela construtora e decorar todos os espaços, incluindo o quarto da filha, de seis anos. “O cliente pediu para trazer a cozinha para dentro do living e melhorar a divisão dos espaços, de um modo geral”, conta Cristina.
Entre as principais modificações na planta do imóvel, a arquiteta mudou a posição da cozinha e a integrou com sala, já que o cliente gosta de cozinhar e receber em casa. Além disso, como o apartamento possuía somente dois banheiros (sendo um deles na suíte do quarto principal), a alteração do layout permitiu criar três suítes e um lavabo. Por fim, a circulação íntima foi deslocada para criar uma lavanderia compacta, já que tanque de serviço em casa não faz parte da cultura portuguesa.
No geral, o projeto buscou criar ambientes contemporâneos para refletir os gostos do jovem cliente, mas sempre respeitando a arquitetura original do edifício. “A fachada com sacadas e guarda-corpo de ferro trabalhado, o pé-direito alto e o piso de pinho-de-riga do apartamento nos deram uma oportunidade única para fazer um contraponto entre o antigo e o novo”, informa a arquiteta.
Na decoração é tudo novo – dos móveis aos adornos, passando pela marcenaria, desenhada pelo escritório. A arquiteta adotou como base uma paleta em tons neutros e pontuou com cores nas obras de arte, almofadas e objetos. Com isso, ela conseguiu destacar a marcenaria projetada especialmente para o ambiente e criar uma atmosfera atemporal. Na sala, a presença da poltrona Mole de Sergio Rodrigues, a luminária de Jader Almeida e o quadro em tons de azul do artista Carlos Araújo reforçaram a contemporaneidade que o projeto buscava, além de acrescentar um toque de brasilidade, solicitado pelo morador.
Na sala com cozinha integrada, se destacam: a porta ripada que camufla a despensa e segue o alinhamento do rebaixo de teto em marcenaria, permitindo, inclusive, camuflar o ar condicionado; a adega que fica integrada à área de refeições, facilitando o dia-a-dia do morador; o cooktop na ilha com a coifa camuflada no teto forrado com marcenaria; a posição do cooktop, que permite ao morador cozinhar enquanto conversa com os amigos sentados à mesa de jantar, acoplada à ilha. Já nos banheiros, o destaque fica por conta do piso de ladrilho hidráulico, sugerido pelo próprio cliente, que buscava um visual mais vintage.
“Este projeto foi feito e aprovado online, com execução acompanhada à distância. Nossa maior dificuldade inicial foi entender os detalhes construtivos portugueses, que são um pouco diferentes dos nossos, quando recebemos os arquivos originais”, revela a arquiteta Cristina Bezamat. “Um detalhe curioso para nós, brasileiros, é que todo apartamento português precisa ter pelo menos uma banheira em um dos banheiros”, finaliza.
Projeto: Cristina Bezamat – Bezamat Arquitetura – @bezamatarquitetura
Produção Visual: Cristina Bezamat e Mariana Marangon – @mari_marangon