Aconchegante, compacta, sustentável e perto da natureza. Um resgate à natureza, como nos proporcionam as verdadeiras casas de campo

Estes foram os desejos dos proprietários para esta fabulosa casa, situada em um amplo condomínio residencial na cidade de Itu (SP). Os moradores buscavam ambientes reduzidos e confortáveis, que trouxessem bastante aconchego. Ao projetar a residência, o arquiteto Pablo Lanza apostou em materiais que combinassem com o verde, como tijolos, madeiras de demolição e vidro, ao mesmo tempo em que permitissem o máximo aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, segundo conceito de sustentabilidade. Há, aqui, uma forte dicotomia entre o rústico e o moderno, notável ao se percorrer os ambientes.

Logo na fachada, há linhas variadas e a forte presença da madeira. Uma generosa rampa, em pedra arenito vermelho, leva à entrada. Compõem a face frontal, ainda, tijolos aparentes de demolição, esquadrias de madeira e uma elegante porta em pinho de riga. O charmoso pergolado de madeira, em consonância com o telhado de três águas, concede o equilíbrio necessário. Encerra a arquitetura da fachada um elegante forro em madeira canafístula de demolição.

O projeto recorda as convencionais casas de campo, com muitas plantas e a integração lar e natureza. Isto fica ainda mais evidente com o deck em ipê, que circunda a residência e com a pequena horta instalada na área externa, ao lado dos pés de jabuticaba e limão.

Observa-se na casa, também, uma forte vocação para receber. Atendendo ao pedido dos proprietários, que acomodam, com frequência, amigos e familiares, investiu-se bastante no ambiente gourmet, com churrasqueira e fornos à lenha e a gás, circundados por folhas de vidro e cobertos por coifa. Serve à churrasqueira um belíssimo balcão em madeira pequi. À frente, está a mesa reservada para as refeições. Ainda na área externa, os anfitriões optaram por uma banheira de hidromassagem no lugar da piscina. Instalou-se, então, um convidativo e charmoso ofurô, envolto por eucaliptos.

A cozinha é integrada à área gourmet e os dois ambientes são separados apenas por uma porta de madeira com folha tripla. Na cozinha, o revestimento em porcelanato contrasta com a mesa de jantar de madeira. Aqui, chama a atenção o sofisticado ladrilho que acompanha a bancada, quebrando a sobriedade do piso e das paredes. A generosa janela de 5 m de comprimento permite uma boa iluminação durante o dia.

A sala de estar ficou compacta e bastante aconchegante, conforme a vontade do casal. Junto à parede, o painel em pinho de riga abraça a TV de LED. No meio, um fragmento de árvore faz a vez da mesa de centro. A escada de pinho de Riga, com degraus em balanço, leva ao mezanino, onde se adaptou um ateliê voltado ao artesanato e à pintura, dois hobbies da família.

A suíte máster conta com closet e lavabo amplos. O móvel baixo, com gavetão, tem como detalhe a alternância entre madeira ripada e lisa. A janela, com folhas camarão, ostenta uma esquadria de 2 m de altura e duas folhas grandes de vidro – de tão extensa que é, cria-se um vão de 5 m, que se estende por toda a parede.

“Em meio a tanta tecnologia e projetos modernos, optamos, aqui, por voltar às origens, criando ambientes mais aconchegantes”, explica o arquiteto.

Arquiteto Pablo Lanza – www.pablolanza.com.br