Inaugurado na capital federal, o bar e restaurante Taj Brasília, assinado pelo Studio Guilherme Bez, impressiona pela sua infraestrutura singular

Inaugurado ao público recentemente, o Taj Brasília aterrissa na capital federal e apresenta uma infraestrutura singular no país. Assinado pelo Studio Guilherme Bez, já conhecido por desenvolver os outros projetos de entretenimento, a obra impressiona pela imponência e decoração.

Inspirado na cultura e gastronomia indo-asiática, o Taj Bar desembarca no Setor de Clubes Sul, em grande estilo, com uma estrutura de 1500 m², apresentando um conceito de estabelecimento gastronômico inovador aliado a uma arquitetura e decoração sofisticada e moderna, que resgata elementos de países como Indonésia, Japão, Índia, Laos, Tailândia e Camboja.

Ainda sobre a decoração, ela promete encantar o público, pois utiliza adereços com cores vibrantes e metalizadas, vindos diretamente da Indonésia, como Buddhas e dragões gigantes e outros elementos surpresas. A ideia é criar um clima de mistério, drama e contemplação em uma única experiência ao cliente.

Ao chegar ao Taj Brasília o público é surpreendido com a fachada second skin (segunda pele), feita com uma trama metálica dourada que abraça todo o Taj. O designer Guilherme Bez explica que os desenhos da segunda pele formam pirâmides, referenciando a escama de um dragão, elemento forte cultural presente na decoração. “É como se ele estivesse em movimento passando por toda a fachada do Taj”, explica Bez. Ao mesmo tempo, as pirâmides douradas formam módulos que criam grandes triângulos como um templo sagrado e o A do nome Taj, que significam também, o progresso e a prosperidade.

A porta de entrada é toda entalhada em madeira maciça, em um trabalho bem artístico balinês. Logo em seguida pode-se ver uma fonte de água, com uma cabeça de Buddha de 2 metros de altura flutuando sobre um espelho d’água, com carpas laranjas e plantas aquáticas. Este é o boas-vindas aos clientes, emanando boas vibrações.

Ainda no piso térreo temos o Taj Sushi e o lounge bar com mesas, cadeiras e luminárias de bambu foram desenhadas exclusivamente para o estabelecimento. O acesso ao segundo andar é feito por duas escadarias iluminadas, protegidas por uma cascata de correntes. A acessibilidade aos cadeirantes é feita com plataformas elevatórias para este segundo andar, com vista panorâmica. Para os deficientes visuais, um piso tátil na entrada e o braile nas escadas facilitam a locomoção de todos na casa.

O tradicional painel de fotos com a logo do Taj, presente nas outras unidades do País, é todo feito em bambu entrelaçados, confeccionado pelo artista colombiano Juan Pablo Martinez. O grande forro piramidal sobre a entrada do segundo pavimento e do bar Taj Pharmacy, também, é todo em bambu com sete mil ripas instaladas. Uma chuva de luminárias de cobre cai sobre todo o bar, com destaque para o lighting design do profissional Leandro Gonçalves. Vale lembrar que o Taj Pharmacy foi inspirado em uma farmácia antiga e alquimia, com coquetéis inovadores e diferenciados, em uma experiência única.

Outros destaques importantes

Destaque para o grande Buddha dourado de 2,10 metros de altura que gira em 360 graus. No salão principal, encontra-se o a cabine do DJ Wings em formato de asas. Atrás dele uma parede de Buddhas iluminados compõe o ambiente. Pendentes balinesas em forma de gotas, flores e bolas caem do forro suspenso curvado. O forro se abre para o altar do Buddha mãe e seus dragões de Komodo. A arte barong fica por conta do artista André Mendes.

No salão também se localiza o bar central, com uma arte retro iluminada na sua face e no seu entorno, camarotes elevados com sofás desenhados para o Taj.

Há também um destaque nos banheiros para as cubas de pedra e madeira petrificada (referências de 25 milhões de anos) sobre o mármore retro iluminado. Sobre o paisagismo, Guilherme Bez ressalta que as áreas são interligadas, tanto externa quanto interna, e o destaque fica para uma palmeira de sete metros de altura localizada no centro das escadas de acesso ao segundo pavimento.

www.guilhermebez.com