Inspirada nas ondas do mar, a Casa Onda combina design orgânico e integração com a natureza.
São Paulo, 2024 – Assinada pelo escritório Mareines Arquitetura, a Casa Onda está localizada nas Ilhas Tijucas, no Rio de Janeiro, em um terreno à 65 metros acima nível do mar, sobre um íngreme monolito de granito.
A orientação faz com que a residência tenha vista unicamente para o mar e o céu, completada pelo som das águas, vento, pássaros e o choque dos cascos dos barcos com as ondas do mar.
As ondas também foram a inspiração para o desenho da cobertura da casa, que nomeia o projeto. A geometria formada por taubilhas de pinus é composta por vigas curvas de madeira laminada de eucalipto, apoiadas sobre pilares de seção circular em aço galvanizado. Já o formato da residência remete a uma nave que corta as ondas em busca do horizonte.
Devido ao programa proposto pelos clientes, à estreiteza do terreno e aos altos muros ao redor, a solução encontrada foi estender a planta de vizinho a vizinho, criando aberturas para a frente – a rua de acesso – e para os fundos do terreno – o mar.
A residência possui quatro andares, acessíveis por escadas e elevador com pistão hidráulico em vidro. O primeiro nível, de acesso, abriga a área de serviço, cozinha e salas de estar e jantar. Acima, o próximo andar conta com quartos para empregados, quarto de hóspedes e sala de televisão.
O nível inferior ao de acesso tem a proposta de contato direto com a natureza, com piscina sinuosa de borda infinita separando o mar do jardim gramado, além de um pé de acerola e jardim vertical. Um salão com área gourmet, estar, bar, sauna e vestiário completam o andar.
Por fim, descendo o último lance de escadas, um andar íntimo acomoda três suítes, family room e brinquedoteca.
Mareines Arquitetura – @mareinesarquitetura