Escala Arquitetura transforma apê de 180m² no Leblon com uma combinação ousada e acolhedora, mesclando estilos e texturas.
Um casal de cariocas que mora em São Paulo comprou este apartamento de 180m², no Alto Leblon (RJ), para passar fim de semana e férias com o casal de filhos. Em seguida, os novos proprietários encomendaram às arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura, um projeto de reforma completa e deram total liberdade criativa à dupla. Sem alterar a planta original, elas criaram uma decoração despojada e divertida, mesclando os estilos contemporâneo, industrial e retrô, e adotaram uma base em tons neutros, pontuada com cores em objetos estratégicos. “Apenas o tijolinho que havia na parede principal da sala foi mantido e replicado nas paredes do quarto do filho. O restante é novo”, conta Patricia Landau. “Também aplicamos textura de concreto em algumas vigas e pilares que já estavam aparentes”, acrescenta Carolina.
Outro destaque deste projeto é a total integração dos ambientes da área social e a possibilidade de integrar ou isolar a cozinha e a sala através de portas de correr. “Quando abrimos todas as esquadrias, a varanda, a sala e a cozinha ficam no mesmo campo de visão, dentro de um espaço contínuo e integrado”, ressalta Patricia.
A área social exibe uma combinação ousada e harmônica de diversos materiais e texturas, como o tijolinho em tom terracota na parede principal, a madeira no piso, nos móveis e nas marcenarias, a palhinha natural em alguns detalhes do mobiliário, a serralheria preta com vidro aramado nas portas de correr e a textura de concreto aplicada nas vigas e pilares aparentes. Já na cozinha foi usado porcelanato cinza claro de grande formato no piso, quartzo off white nas bancadas, laca verde oliva no acabamento dos armários, azulejo branco retrô no frontão, tinta preta nas paredes e réguas de madeira natural na “península”, que delimita a área da copa integrada ao espaço e também serve de apoio à preparação das refeições.
Entre as peças de mobiliário assinado, na sala, vale destacar algumas criações brasileiras, como a chaise com banqueta Pitu (de Aristeu Pires), o par de mesas de centro Mínima (da dupla Luciana Martins e Gerson Oliveira) e o par de poltronas Morere com encosto em treliça (de Gracia Mendes), todas fornecidas pelo Arquivo Contemporâneo. Também chamam a atenção das cadeiras de jantar em estilo Thonet, com estrutura de madeira vergada tingida de preto e assento em palhinha natural.
“Nosso maior desafio neste trabalho foi misturar, de forma harmônica, uma gama considerável de texturas e revestimentos em cada ambiente e acrescentar pontos de cores vibrantes, não só para trazer personalidade aos espaços como também para criar uma decoração alegre, despojada e, ao mesmo tempo, acolhedora”, conclui a arquiteta Carolina Escada.
• Quarto do casal: O mix de materiais naturais dá o tom no dormitório da suíte do casal, com textura de concreto aparente evidenciando a viga e o pilar atrás da cama, roupa de cama em linho colorido, piso e marcenarias em Peroba-do-Campo desenhadas pela Lasca (braço do escritório dedicado a desenhar marcenarias exclusivas para cada projeto), armário com portas e gavetas em palhinha natural com trama quadriculada mais fechada (para garantir ventilação interna), sofá estofado em couro caramelo e algodão off White e cortinas em linho branco.
• Quarto do filho: Aqui, a decoração tem inspiração industrial, com um toque retrô no desenho dos armários. Repare que o mesmo tijolinho da sala foi replicado em duas paredes do espaço, deixando aparentes os conduítes e estrutura das prateleiras em ferro.
• Quarto da filha: Aqui, o destaque principal é a marcenaria, que reuniu estante, tablado, painel de cortiça e apoio de cabeceira em um único módulo. Na decoração, as cores aparecem no desenho da parede escolhido pela própria menina, no acabamento do armário e da cabeceira da cama e nos itens decorativos, que juntos tornam o ambiente alegre.• Outros destaques no projeto: Os brises verticais de Peroba-do-Campo instalados na entrada do apartamento para dar mais privacidade; a estante retrô da sala, em Peroba-do-Campo, que acomoda duas miniadegas sob a bancada metálica e também funciona como apoio ao jantar; o quadro multicolorido acima do sofá da sala, assinado pela artista Danielle Carcav.
Escala Arquitetura – @escalarquiteturarj