Reforma de apartamento integra ambientes e valoriza a vista com soluções inteligentes
- Bruna Hidalgo
- há 4 horas
- 2 min de leitura
O projeto foi concluído em seis meses, resultando em um lar moderno, confortável e perfeitamente integrado à vista do bairro
Texto: Vanessa Loiola | Fotos: Robson Figueiredo

Este apartamento de 68 m², localizado no Jardim Prudência, São Paulo, passou por uma reforma completa logo após a entrega da construtora. O projeto foi idealizado pela arquiteta Bruna Hidalgo e seu marido, um advogado. Ao adquirirem o primeiro imóvel, perceberam que tinham uma lista de desejos bem parecidas, mas também divergiam em alguns pontos, especialmente no que diz respeito à varanda. Enquanto o marido queria mantê-la fechada, a arquiteta desejava integrá-la à sala para ampliar o ambiente.

Com um estilo contemporâneo, o apartamento apresenta móveis de linhas simples e retas, sem muitos adornos, mas com elementos industriais, como serralheria, iluminação e texturas de cimento queimado. O projeto foi pensado para criar uma atmosfera sofisticada e funcional, utilizando marcenaria em lâmina de Carvalho Natural, que aquece o ambiente e contrasta com os tons frios do cimento nas paredes e tetos. O armário azul na cozinha, por sua vez, trouxe um ponto de destaque e cor ao ambiente.

O apartamento conta com uma suíte, um dormitório, cozinha, sala e terraço social. Após estudar o layout, o casal decidiu integrar todas as áreas comuns, criando um ambiente fluido e sem barreiras, o que proporcionou uma maior sensação de amplitude. A área de serviço, que antes estava separada por uma parede, foi oculta dentro de um armário com portas ripadas vazadas, para que não interferisse no ambiente, mantendo a estética clean e organizada.

Como o apartamento possui uma vista maravilhosa para o bairro, a prioridade foi evitar obstáculos visuais no centro do ambiente, de forma a preservar a iluminação natural e a vista. Para isso, a marcenaria foi planejada para ser alta e encostada às paredes, deixando o centro do ambiente livre e garantindo que a fluidez do espaço não fosse comprometida.

Em relação às modificações técnicas, foi necessário ajustar o ponto de TV, que no layout original estava na parede divisória entre a sala e a cozinha. A relocação para a parede que divide com o dormitório permitiu que o casal pudesse assistir TV tanto da cozinha quanto do sofá. Para a iluminação, foi escolhida uma solução com plafons de sobrepor e fios deslocados, evitando o rebaixamento do pé-direito e preservando a amplitude do ambiente.
Confira mais fotos!