A família carioca, que trocou o bairro do Humaitá pela Lagoa, no Rio de Janeiro, buscava um espaço mais amplo, proporcionado pelo novo imóvel de 250m² que ganhou uma nova decoração após a reforma
O novo lar do casal Antônio e Márcia e seu filho Victor, de 22 anos, ganhou um projeto completo de reforma e decoração nas mãos dos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, do escritório Beta Arquitetura.
O projeto levou seis meses até ser finalizado, da reforma à decoração, e atendeu aos três pedidos da família: preservar a vista privilegiada do living da Lagoa Rodrigo de Freitas, instalar um eficiente sistema de ar condicionado central e uma cozinha bem iluminada, em tons claros. O casal, que aprecia o design brasileiro, deu carta branca para as propostas dos profissionais.
“O apartamento já apresentava uma planta muito boa. Ele é amplo e possui sala e cozinha enormes, que compreendem 60% do imóvel. Nós então adaptamos o espaço aos tempos atuais e às necessidades dos clientes”, afirma Bernardo. “Para isso, integramos o antigo e estreito hall de entrada à sala, conferindo amplitude ao living. Para delimitar visualmente o hall e camuflar o acesso à cozinha e à área íntima, revestimos paredes e teto com painéis em folha natural de carvalho, sugerindo a ideia de um cubo em madeira”, descreve o arquiteto, que optou por uma paleta de cores neutra, em que predomina a cor branca, com toques de cor nas obras de arte e acessórios. Já o piso de tacos, com paginação espinha de peixe, é original e foi restaurado.
A área íntima também passou por transformações na disposição dos cômodos. Segundo Tânia, “a suíte máster era desproporcional, com uma sala de banho enorme e um quarto comprido. Reformulamos a disposição do espaço, criando, inclusive, um closet dos sonhos”, explica a arquiteta. A marcenaria é uma presença marcante em todo o imóvel, inclusive no quarto do casal, conferindo um clima acolhedor ao cômodo. O banheiro social original também foi reformado, dando origem ao banheiro da suíte do filho e a um lavabo.
O apartamento conta ainda com um home office e a cozinha ganhou uma sala de almoço e ilha central gourmet. Atendendo ao desejo por uma cozinha clara, os profissionais revestiram as paredes em porcelanato Calacata e a bancada em quartzo, com mesmo acabamento. Todo o mobiliário é novo, com móveis e acessórios assinados por grandes nomes do design brasileiro – desde clássicos, como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, a criações contemporâneas de Jader Almeida. Apenas a mesa de refeições da cozinha e as cadeiras da sala de jantar são de acervo dos clientes, trazidas da antiga morada.
Para saber mais, acesse: www.betaarquitetura.com