No projeto de reforma assinado pela arquieta Lia Lamego, a planta original deste apartamento de 70m², em Ipanema, foi totalmente modificada
Uma gaúcha e um carioca, ambos economistas, na faixa dos 30 anos, se conheceram quando ela veio morar no Rio de Janeiro e, tempos depois, alugaram um apartamento para viver juntos. Os pais dela, que moram em Porto Alegre, decidiram presentear a filha com este apartamento de 70m², em Ipanema, que fica no prédio ao lado de onde o noivo morava.
Como o imóvel era muito antigo, a planta original da década de 50 precisava ser modernizada, adaptada às necessidades e gostos dos novos proprietários. Para isso, entrou em cena a arquiteta Lia Lamego. “Eles queriam integrar a cozinha com a área social para ganhar espaço e poder receber melhor amigos e familiares, além de um banheiro e um closet no quarto de casal, que não existiam na planta original. Na decoração, eles me pediram cores claras“, conta Lamego.
No novo projeto, a planta do imóvel foi totalmente modificada, restando apenas vigas e pilares na demolição. A arquiteta eliminou a parede que separava o banheiro da sala, criando uma nova cozinha (agora integrada) e, no lugar da antiga cozinha, instalou o banheiro social. Ela também reduziu um dos quartos para aumentar a suíte e o transformou em home office, que também pode ser usado como quarto de hóspedes. Já o segundo quarto (do casal) foi mantido no final do corredor, mas ganhou um closet e um banheiro que não existiam na planta original, criando assim uma suíte completa para os clientes. Com isso, a planta original, que tinha apenas um banheiro, passou a contar com dois, com medidas precisas e necessárias para não ficarem desconfortáveis.
No que se refere à decoração, de estilo clean-contemporâneo, tudo é novo, comprado de acordo com as especificações do projeto. “Criei espaços integrados e claros, que dão a sensação de amplitude, leveza e frescor, reforçada pela presença da cor verde em algumas paredes e nos armários da cozinha. Já o material do piso, em porcelanato no padrão madeira, é o mesmo em todo o apartamento para criar uma sensação de aconchego e, ao mesmo tempo, integrar visualmente os cômodos“, explica a arquiteta.
No quarto de casal, a cabeceira da cama aplicada diretamente na parede foi estofada em tecido verde escuro e ganhou a companhia de molduras que lembram boiseries, deixando o ambiente com o toque romântico que a cliente havia pedido, mas sem abrir mão da predominância do estilo contemporâneo. Já o home office/quarto de hóspede, mesmo tendo sido reduzido após a reforma, ganhou uma cama de casal para acomodar os pais da cliente, quando viessem de Porto Alegre. “O maior desafio deste projeto foi, sem dúvida, mudar completamente o layout do apartamento, com acréscimo de ambientes, sem comprometer a funcionalidade e o conforto de toda a casa“, avalia a arquiteta.
Projeto: Arquiteta Lia Lamego – @LiaLamegoArquitetura
Produção Visual: Andrea Falchi – @falchiandrea