A estrutura aparente, contrastando com o piso de madeira, as paredes claras, a iluminação indireta e o mobiliário moderno
O projeto é dos arquitetos André Ávila Arquitetura e Luis Canepa Arquitetos, que teve como princípio renovar todo o apartamento de 110m², utilizando elementos do próprio edifício, como a sua estrutura de concreto armado, mas com uma visão mais contemporânea através dos materiais empregados na arquitetura e mobiliário.
Para readequar o apartamento às necessidades dos moradores, a área de serviço foi recuada, ficando mais compacta, e um dos dormitórios virou suíte. A sala de jantar também foi ampliada e um lavabo foi criado.
A sala reformulada como um espaço único, sem separações, tem a função de reunir a família no jantar, ouvir música ou ver TV. O móvel da televisão, utiliza madeira bruta, ferro e uma malha metálica, compondo um objeto único e singular para a família.
O quarto do filho vem com a mesma linguagem que a área de estar, com uma das paredes de concreto armado, piso de madeira e móveis modernos, compondo, assim, um espaço amplo e agradável, mas ainda mantendo a estrutura aparente. Todo o mobiliário foi desenhado pelo escritório: cama, armários, mesas. A criação desses móveis teve como objetivo estabelecer uma linguagem única e harmônica de materiais, como a madeira pinus clara, além de simplificar os cortes e encaixes.
Nos banheiros, também houve um empenho em adequar os espaços e utilizar de revestimentos que conversassem com os acabamentos da sala. Assim foi utilizado porcelanato nos boxes e piso, com louças brancas e bancadas de madeira.
O projeto como um todo conseguiu renovar o apartamento sem deixar de lado as suas características arquitetônicas, adequando os ambientes às necessidades diárias da família.
André Ávila Arquitetura – www.andreavila.com – @andreavilaarquitetura
Luis Canepa Arquitetos – www.luiscanepa.com – @luiscanepaarquitetos