Projeto de iluminação remove paredes, amplia janelas e integra ambientes para mais luz e ventilação

A planta original do apartamento era extremamente subdividida em pequenos cômodos, sem insolação e ventilação adequados. Portanto, o conceito inicial foi a total abertura do apartamento, retirando 90% das paredes e abrindo novas janelas para proporcionar maior claridade aos ambientes.

Um ponto interessante neste edifício é a liberdade de aumentar as janelas, seguindo um padrão estabelecido. Assim, trocamos a esquadria da sala, aumentando seu comprimento e ganhando mais claridade. As texturas são marcadas pelo concreto aparente da estrutura do prédio, o piso de madeira original reformado e a decoração marcante, com muito paisagismo e peças de design.

Na sala de estar, o ponto de partida foi unificá-la com a cozinha e o escritório, criando um único espaço de convívio. A cozinha linear teve como grande diretriz a ilha que seria o centro de trabalho, englobando desde a pia, bancada de trabalho e área de cozimento até a mesa de jantar, tudo planejado em um único tampo de madeira maciça, casando com a marcenaria planejada. Acima do tampo, desenhamos uma estrutura em serralheria e marcenaria para delimitar o espaço e servir de despensa. Trocamos as janelas, aumentando sua claridade e ventilação, como feito na sala, criando assim uma ventilação cruzada entre os ambientes.

Na área de serviço, criamos uma linda porta de serralheria para trazer a luz natural das janelas e também conectar com a cozinha com a mesma materialidade. Tal porta, além dos vidros, tem uma abertura especial para os gatos da casa poderem passar por ela sem a necessidade de estar aberta.

No dormitório da bebê, a estrutura do edifício é o elemento que definiu o layout. Além de delimitar o espaço, destacamos o concreto aparente e brincamos com as cores para criar um ambiente mais leve e descontraído.

No quarto do casal, mantivemos a linguagem dos pilares e vigas descascados e organizamos o layout de forma a aproveitar o espaço com móveis planejados.

Por último, no banheiro, remanejamos as paredes para aumentar o espaço interno, criando um box e bancada com maior dimensão. Os materiais escolhidos seguiram a mesma linguagem aplicada na cozinha, com a marcenaria verde e tampo de madeira maciça, além de um grande espelho para dar maior sensação de amplitude.

O projeto foi pensado de forma a ampliar os ambientes, trazendo maior conforto no uso diário, com mais luz natural e ventilação. A materialidade visou realçar o concreto aparente, a marcenaria e serralheria, trazendo unidade e conectividade a todos os ambientes, resultando num apartamento mais confortável e adequado às necessidades do cliente.

André Ávila Arquitetura – @andreavilaarquitetura

Luis Canepa Arquitetos – @luiscanepaarquitetos