Projeto de Camila Palladino transforma apartamento em um refúgio urbano acolhedor e funcional

O projeto de interiores foi elaborado para um casal jovem de médicos com um filho pequeno e dois cachorros, com a finalidade de equilibrar a vida profissional hospitalar com a pessoal, a arquiteta Camila Palladino projetou um apartamento com cores neutras e quentes, iluminação indireta e marcenaria sob medida, buscando tornar o apartamento em um respiro para os moradores depois de um dia de trabalho. Para isso, foram necessários dois meses para a elaboração do projeto e cinco meses para a execução da obra.

Os eletrodomésticos com acabamento em inox, a madeira presente no nicho e o piso de porcelanato aquecem o ambiente, proporcionando aconchego e para complementar utilizou nas bancadas, o quartzo branco que garante durabilidade e funcionalidade ao dia a dia.

O estilo arquitetônico contemporâneo é predominante no projeto. “O estilo contemporâneo tem como característica principal, a funcionalidade com espaços amplos e integrados, trazendo uma percepção de liberdade e fluidez”, conta a arquiteta. Com isso, a cozinha, antes isolada, foi integrada às salas, promovendo a convivência social entre os moradores no cotidiano.

Na sala, o painel de madeira com porta mimetizada é o destaque na parede da TV, para compor o espaço, a escolha foi usar um sofá em couro, no centro do ambiente. A arquiteta optou por elementos elegantes e atemporais para a decoração, como o couro nos mobiliários, a madeira da marcenaria e o piso de porcelanato em todo o apartamento, garantindo durabilidade e beleza aos espaços. “Utilizamos cores dominantes neutras, como o tom de madeira e a cor branca, e cores de destaque, como a cor cinza na área social, a cor azul na suíte do filho e tons de marrom na suíte master, tendo como objetivo transmitir tranquilidade e leveza”, revela arquiteta. Já no projeto luminotécnico, a saída foi utilizar a iluminação indireta embutida na marcenaria para trazer conforto e a iluminação direta para espalhar a luz de maneira uniforme, facilitando a realização de algumas atividades, como por exemplo, cozinhar.

A área gourmet trouxe o azul em evidência no mobiliário solto e no quadro com uma estampa abstrata

Leia também:


Refúgio na Montanha: Arquitetura Contemporânea em Nova Lima


Apartamento integrado é refúgio para casal de jovens


A suíte do bebê trouxe o papel de parede com animais, junto ao berço de madeira e a marcenaria em azul.

O quarto do bebê é o destaque do projeto. “Com o propósito de tornar o apartamento em um refúgio para o filho do casal, criei ambientes aconchegantes e amplos. Por isso, um dos destaques do apartamento é a suíte do pequeno, mostrando que a simplicidade transmite elegância através de mobiliários minimalistas e poucos elementos.”.

No quarto do casal, a marcenaria sob medida garantiu o máximo proveito da metragem disponível.

A escolha foi utilizar o revestimento marmorizado na suíte principal e na suíte do filho, granilite.

Camila Palladino – @palladino_arquitetura