Releitura contemporânea do estilo escandinavo e orçamento enxuto guiam o projeto deste apê para Ana Vinteira e seus cinco gatos
Ana Vinteira (50 anos, divorciada) já morava no Leblon quando decidiu se mudar – com seus cinco gatos (Tom, Thor, Catarina, Bela e Tico) – para este apartamento de 84m², no mesmo bairro, com a intenção de ficar mais próxima da mãe idosa, que necessita de cuidados especiais e mora no andar debaixo. Como o imóvel era bem antigo e tinha uma planta muito compartimentada, a nova proprietária encomendou ao arquiteto Nilton Montarroyos um projeto de reforma geral, incluindo a troca de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica. “Este é o terceiro projeto que faço para a Ana num espaço de tempo de três anos, todos no Leblon”, conta ele. “Desta vez, ela pediu uma cozinha integrada à sala, um closet com muitos armários, um quarto de hóspedes confortável e que a casa fosse adaptada para seus cinco gatinhos”, acrescenta.
Com a reforma, o dormitório de serviço e o corredor de acesso aos quartos e banheiro social foram eliminados para ampliar a área social e ainda abrir espaço para criar um novo quarto de hóspedes, com acesso pela sala de estar. Boa parte da parede que antes isolava a cozinha foi demolida para integrá-la à sala e a área de serviço ganhou portas de correr em alumínio preto e vidro canelado. “No novo layout, o apartamento passou a ter um dormitório para hóspedes, uma suíte da moradora e um quarto transformado em closet”, resume Nilton.
Inspirada no estilo escandinavo, a decoração clean minimalista segue uma paleta cromática com predominância do branco e passeia pelo preto, tons de cinza e amadeirados. Alguns itens foram aproveitados do antigo apartamento da cliente (como a mesa de jantar Saarinen, a escultura de asas do artista plástico Leonardo Bueno e a fotografia de bailarina do artista plástico e fotógrafo Beto Gatti) e os móveis novos, assim como a maioria dos revestimentos, são de custo mais acessível, já que desde o início ela estipulou um limite de orçamento.
No quesito “materiais e acabamentos”, o piso da sala, cozinha, área de serviço e quartos foi revestido com o mesmo porcelanato que simula réguas de madeira envelhecida esbranquiçada, muito usadas nos chalés escandinavos. Já as paredes da sala e dos quartos foram pintadas com tinta acrílica branca. Outro destaque é o revestimento frontal da bancada da cozinha voltada para a sala, coberta com azulejos brancos estampados com palavras pequenas em preto, que refletem o momento atual da moradora: calma, relax merci, sentido, alma, peace, pausa, dream, vita, santé, amore etc.
“Meu maior desafio foi convencer a cliente a embarcar em um conceito de projeto mais ousado, com uma pegada claramente escandinava. Apesar de ser uma mulher independente e moderna, ela ainda mantinha um senso estético conservador e sóbrio”, finaliza o arquiteto Nilton Montarroyos.
Nilton Montarroyos Arquitetura – @niltonmontarroyosarquitetura