Resort Natural Puradies, em Leogang, em Salzburger Land, Áustria, um refúgio de vitalidade em um cenário de tirar o fôlego

Um cenário montanhoso de tirar o fôlego, prados verdejantes, um pequeno lago e muito ar fresco: tudo isso faz do resort natural Puradies em Leogang, em Salzburger Land, Áustria, um refúgio de vitalidade, que a NOA expandiu com o novo spa temático em torno dos elementos do fogo, água, terra e ar.

O hotel de gestão familiar com os seus 76 quartos e 14 chalés, dispostos como uma aldeia, faz jus ao seu nome: para quem procura relaxamento e entusiastas do desporto, o hotel oferece instalações paradisíacas e também é dedicado ao ecoturismo. A filosofia sustentável permeia a oferta de atividades, a gastronomia e a arquitetura. Entre seus hóspedes você encontrará esquiadores apaixonados, ciclistas de montanha, caminhantes e famílias com crianças que gostam de escalar os picos das montanhas.

Esta paisagem impressionante foi o foco da NOA desde o início do processo de design. Antes da recente expansão, o hotel contava com uma lagoa natural para banhos com calçadões, mas sem piscinas. A forte procura acabou por desencadear um conceito de spa completamente novo, que inclui áreas de bem-estar e desportivas, bem como o novo restaurante interno Ess-Enz.

O novo edifício, que agora abriga salas de fitness e ioga, áreas de estar e de relaxamento, piscina própria para crianças, piscina para adultos e restaurante, está harmoniosamente integrado na paisagem, apesar da sua dimensão e extensão. As plantas baixas são dispostas em fileiras concêntricas, combinando com a topografia natural. Um centro está voltado para o lago e o outro para o morro do lado sul. Isto cria duas fachadas que, apesar das suas diferentes orientações, estão em equilíbrio entre si e são convidativas, independentemente da direção de onde se aproximam.

Os telhados verdes combinam perfeitamente com os prados, enquanto abaixo os espaços separados oferecem excelentes vistas para o norte e para o sul e se abrem para maximizar o prazer do ambiente. A nova ala de bem-estar com os seus diferentes espaços surge do solo como uma onda suave e desaparece novamente no prado com as suas expressivas copas pontiagudas. Para o observador, preserva-se a paisagem pastoril com a sua extensão infinita e ervas altas, tão característica desta zona.

Nossa ideia era integrar o novo edifício da forma mais homogênea possível à paisagem e não construir um edifício imponente.” – Gottfried Gruber, arquiteto.

Um relvado com canteiros elevados, uma fonte de coluna em quartzito Dorfer e uma fogueira ao ar livre estendem-se entre a casa principal e o novo edifício, enquanto no subsolo foi mantido o corredor que leva à área de recepção do spa. Este é o ponto de ligação para acesso à nova área de bem-estar. Um novo e longo corredor, cujo design interior cria o clima para a experiência de quatro elementos, passa pelas salas de tratamento até a sala de esportes e fitness, com vista para um pátio interno com jardim de pedras. No próprio corredor, os elementos terra e ar se encontram, representados como uma parede áspera de superfície terrosa de um lado e tecidos de linho claro no lado oposto da janela. O gesso mineral e áspero confere tato à passagem, enquanto os tecidos cheios de luz e vivos conferem-lhe um ar místico.

Depois de passar, o hóspede é primeiro recebido pelo salão com lareira – uma sala de dois andares que conecta a área de bem-estar e o restaurante em todos os níveis. Como o nome sugere, o elemento central é uma lareira suspensa aberta em forma de tigela, emoldurada por uma obra de arte do chão ao teto de um jovem artista local, Michael Lang. Almofadas e plantas dão personalidade ao ambiente, forrado com tapetes de sisal. Aqui, os hóspedes podem relaxar com uma bebida e apreciar a vista no ambiente ardente e terroso. A sala com lareira dá acesso à nova sala de ioga, que também pode ser utilizada como outra sala de relaxamento, com sofás retráteis. Uma escada sobe pela galeria até o novo restaurante.

Continuando no piso inferior, o corredor dá acesso à piscina infantil. Aqui os elementos terra e água se encontram. O olhar é atraído primeiro para a piscina com a sua forma orgânica livre e um toboágua. Estão equipados com piso de madeira, almofadas profundas, espreguiçadeiras e poltronas, além de tapetes de sisal e luminárias de tecido com abajur de fio. Um caráter caseiro e aconchegante e um fascinante jogo de luz e sombra conferem personalidade ao ambiente. No exterior existe um espaço com mesas, ao abrigo do vento e do sol, com um relvado que se estende até o lago.

No interior brincamos com os quatro elementos: fogo, ar, terra e água refletem-se de diferentes formas em cada um dos quartos.” – Regina Traar, designer de interiores

Passando pelos vestiários, o hóspede do spa chega à piscina principal, que continua no exterior. Além das inúmeras opções de descanso próximas ao chão, uma plataforma um pouco mais alta no meio da sala é um destaque especial do design. A partir daqui, você pode apreciar a vista da piscina em direção ao lago, envolta por cortinas flutuantes de linho claro que mudam de cor do claro para o mais escuro em direção ao chão. A leveza também contrasta aqui com a parede de superfície áspera que atravessa continuamente toda a área de bem-estar como uma referência à terra.

No piso superior, o novo restaurante à la carte Ess-Enz é uma verdadeira fusão de todos os elementos. A transparência proporcionada pelas grandes frentes de vidro e pelas claraboias embutidas criam uma leveza arejada e permitem vistas impressionantes da lagoa, da piscina e do céu. No interior, elementos de teto de formato orgânico feitos de madeira com plantas suspensas recriam o perfil de altura de uma montanha. As luminárias em madeira cortadas a laser em madeira, que parecem vibrar com a circulação do ar, aumentam ainda mais a sensação de leveza, enquanto as ilhas compactas dos assentos, com coberturas de tecido parcialmente lisas e parcialmente padronizadas, mantêm o design firme.

Adjacente ao restaurante, um terraço orientado em diferentes direções oferece uma vista panorâmica da montanha e dos prados. O espaço é caracterizado pela seção inclinada das coberturas salientes, cuja silhueta arquitetônica muda constantemente dependendo do ângulo de visão. Um espaço aberto muito emocionante é criado entre duas estruturas fechadas, o que influencia fortemente a percepção da paisagem. Separadas do restaurante pela esplanada existem outras duas salas de relaxamento, uma com pedra natural dedicada à terra e outra com superfícies de sisal abertas ao ar. A partir daqui você pode retornar ao porão e à piscina principal. Isto completa o ciclo da área de bem-estar no ponto onde o edifício se funde novamente com a paisagem.

Arquitetura: NOA – www.noa.network

Hotel: Puradies Mein Naturresort – www.puradies.com