Acabamentos flexíveis a base de rochas naturais, os revestimentos pétreos, são alternativa para grandes projetos
Já consagradas da arquitetura brasileira, as rochas naturais são muito procuradas para revestimentos de fachada, principalmente por oferecem uma grande variedade de cores e texturas. Também estão muito associadas a durabilidade, porém, não é missão tão simples especificar placas de rochas em um projeto, considerando suas propriedades físicas e mecânicas, além da resistência química ao longo de sua vida útil.
Esse é um dos motivos pelo qual as empresas de revestimento voltaram sua atenção para essa demanda de mercado, aliando sua tecnologia para a reprodução da beleza estética das rochas naturais com produtos que proporcionam mais durabilidade, menor manutenção e facilidade de instalação.
“Edifícios cada vez mais altos passaram a exigir sistemas de revestimentos capazes de absorver grande movimentação estrutural e acabamentos resistentes às fissuras”, explica William Medeiros, Gerente Técnico, Comercial e Marketing da Sto Brasil. “As pedras naturais são utilizadas em placas dos mais diversos formatos, mas exigem engenharia para fixação mecânica. É por isso que revestimentos flexíveis a base de rochas naturais e resina acrílica 100% são ótimas alternativas para uso em fachadas, oferecendo praticidade de aplicação e baixíssima manutenção sem perder nada com relação a qualidade estética do projeto”.
Um exemplo desse tipo de revestimentos pétreos disponíveis no mercado nacional é a linha StoCreativ Granite, um acabamento versátil e leve para novas construções ou renovações. Pode ser aplicado com desempenadeira para dar aparência de granito cortado ou polido, com uma paleta com mais de 10 opções de cores. Já a StoCreativ Lux combina a profundidade da pedra natural com adicional brilho mineral, por uma fração do custo de ambos os materiais.