Nobu Hotel combina design espanhol icônico com tradição japonesa num projeto de restauro e renovação do antigo Gran Hotel Torre de Catalunya
Rockwell Group, o principal estúdio de arquitetura e design de Nova York, revelou os interiores do Nobu Hotel Barcelona, incluindo quartos e suítes, salas de reuniões, espaços para eventos, piscina, spa e restaurante. O Nobu Hotel Barcelona traduz os melhores elementos dos Restaurantes Nobu em uma experiência totalmente nova, refletindo a inovação e a imaginação que se tornou sinônimo do nome Nobu. Capturando a essência única da famosa cidade europeia, ao mesmo tempo que reflete a oferta principal de estilo de vida aspiracional da marca, o hotel é uma renovação do antigo Gran Hotel Torre de Catalunya.
Rockwell Group inspirou-se no design icônico espanhol, como os mosaicos do Parque Güell de Gaudi, e no artesanato tradicional japonês, fazendo referência a Kintsugi, a arte de consertar cerâmica quebrada com laca polvilhada ou misturada com pó de ouro, prata ou platina, para criar uma colagem de materiais, texturas e espaços.
Na entrada, mediando o hotel e a rua, há um jardim de bambus altos atrás de um muro inspirado em taipa. Portões xintoístas são abstraídos ao redor do hall de entrada na forma de uma tela laranja brilhante, que continua no interior para criar uma conexão entre o exterior e o interior numa pincelada dramática – uma pedra de toque de Nobu.
Uma grande escadaria conecta todas as áreas públicas, incluindo o salão de festas, salas de reuniões e lobby e é acentuada por uma grande obra de arte suspensa na escada. O bar do lobby monumental e de pedra rústica é forrado de madeira clara e gradeada com marcenaria simples. Pedra rachada com preenchimento de ouro cobre as faces das colunas centrais. O lounge é emoldurado por madeira quadriculada ecoando o bar, mas aqui está manchado de azul índigo. Os elevadores são revestidos em nogueira tridimensional e azulejos dourados com painéis inspirados em taipa.
Os corredores têm um gradiente vibrante e saturado de revestimento de parede verde a azul e uma pincelada grande e contínua no tapete guia os hóspedes até seus quartos. Nos quartos, uma parede de marcenaria com moldura geométrica em bronze possui guarda-roupa, TV, bar e mesa de trabalho. O detalhamento em bronze também define a área da cama, que possui cabeceira e rodapé em madeira e couro. Peças de arte de gesso personalizadas penduradas acima das cabeceiras em um padrão de assinatura Nobu “swoosh”.
Os banheiros possuem lajes luxuosas de pedra e travertino com detalhes embutidos em bronze e chuveiros com painéis de vidro sem moldura.
As salas de reuniões têm vista para o lobby do hotel, para uma sensação casual e conectada. Os armários de madeira e as paredes de destaque do painel de laca combinam com os painéis de madeira deslizantes para conectar ou separar quartos.
O restaurante Nobu fica no topo do edifício com vista de 360 graus da capital catalã. Um teto inspirado em kintsugi suspendeu painéis de nogueira com bordas vivas com “rachaduras” douradas no meio. Um teto de cerâmica azul rachado sobre a barra de ônix retroiluminada complementa as colunas revestidas de esculturas altamente esculturais de cerâmica azul e branca inspiradas em kintsugi.