Edifício de interface de transportes, em Lourosa, se destaca como marco arquitetônico concebido pelo Atelier d’Arquitectura Lopes da Costa
O Interface de Transportes Lourosa – Fiães, localizado num terreno com cerca de 11.500m², na fronteira destas duas freguesias, compreende uma vasta área de estacionamento e manobra e um edifício de apoio, com cerca de 500m² que se optou por localizar perpendicularmente ao arruamento que lhe dá acesso. Esta localização além de permitir uma melhor integração na topografia existente, separa, de forma clara, o acesso ao parque automóvel localizado a nascente, do acesso dos autocarros, a poente, não havendo assim cruzamento nem possíveis conflitos entre o tráfego de veículos ligeiros e de autocarros.
O edifício, de planta rectangular, construído em estrutura metálica, apresenta uma volumetria dinâmica, surgindo coberto com uma pele, que faz a transição da escala do utente/peão, a nascente, para a escala do cais de autocarros, a poente. Esta cobertura em chapa metálica, contrasta com alguns volumes paralelepipédicos, revestidos a mosaicos cimentícios que animam as fachadas.
Na frente do edifício, mais próximo à rua, está localizada a cafetaria, que usufrui de uma esplanada voltada a sul e a poente e que, pela sua localização, funcionará não só de apoio ao Interface, mas também ao público de passagem e às indústrias situadas na proximidade, potenciando e rentabilizando este equipamento.
O acesso dos utentes ao edifício é feito a nascente, a partir do parque de estacionamento, numa zona marcada pela pala que abriga e marca a entrada. O edifício é bastante transparente quer a nascente quer a poente, permitindo sempre a visualização do cais dos autocarros.
A construção pousa numa área pedonal, pavimentada e arborizada com a inclusão de zonas ajardinadas, cujo desenho remete para a forma do edifício. Nessa área, próximas ao edifício, foram também dispostas zonas para estacionamento de bicicletas.
O parque de estacionamento automóvel, situado a nascente, distribui-se por duas áreas, uma mais próxima da entrada com uma zona para paragem de curta duração, largada de passageiros e veículos de transporte de passageiros e uma segunda área, mais a Norte, que se destina sobretudo a estacionamento de maior duração. O acesso dos autocarros ao Interface é efetuado a poente, em zona devidamente dimensionada para o efeito, permitindo a fácil circulação e manobra de estacionamento e apartamento.
Atelier d’Arquitectura Lopes da Costa