Projeto de interiores para uma casa em Santana do Parnaíba exala o misto de sofisticação e aconchego aplicados ao conceito de veraneio

Imersa na frondosa paisagem verdejante do Tamboré 11, em Santana de Parnaíba (SP), o projeto de interiores idealizado pela arquiteta Flavia Campos, do escritório Flávia Campos Arquitetura+Design, para casa de 450 m², exala o misto de sofisticação e aconchego aplicados ao conceito de veraneio. “O intuito era ter a sensação de estarem sempre de férias dentro da própria casa, com clima leve, ventilação natural apropriada e materiais funcionais e de fácil manutenção para o dia a dia. Tudo isso sem deixar a beleza e a elegância em segundo plano”, introduz a profissional a respeito das demandas da família, formada por um jovem casal e seus dois filhos.  

Em comunhão com a área de lazer, os ambientes seguem em estilo minimalista e contemporâneo, sendo abrilhantados também pela exuberante natureza que os rodeia. Neste contexto, destaca-se a inusitada união entre a área social e o espaço gourmet, que usualmente não integra o corpo principal da casa, mas, aqui, participa da convivência interna, conectando os diferentes usos e acompanhando a linguagem estética das salas de estar e jantar. Em suma, um conjunto perfeito para ver um filme, tomar vinho, saborear um jantar ou mesmo curtir um churrasco com os amigos. Com cúpulas voltadas para diferentes direções e suspensa por fios não-lineares, a luminária do gourmet torna-se uma das vedetes do espaço multifuncional, em congruência com o trio decorativo da mesa de refeições, de madeira, material preponderante que está em plena harmonia com a bancada e o nicho de mármore. Outro ponto alto do estar é a coleção de vasos de barro, tão especial para a anfitriã, que foi posicionada acima do painel da TV, suavizando a parte da escada de acesso à área íntima que avança sobre o ambiente. A solução permitiu que a inconveniência assumisse a forma de um interessante elemento arquitetônico na composição.

De volta à área verde, o jardim tropical projetado pela paisagista Marianne Ramos compõe com as espécies nativa e, com formações em canteiros, atribui à piscina um teor ainda mais bucólico. A moldura com seixos pretos que a envolve rompe o reinado do porcelanato que simula pedra natural utilizado no piso. Um home theater mais intimista ladeia uma das margens mais estreitas da piscina e, com fechamento quase total em panos de vidro, é pacificamente invadido pela imagem das inspiradoras folhagens. Descontraído, com acabamentos bastante resistentes, como o MDF revestido em Pau Ferro, e equipado com videogame, o espaço é destinado aos filhos e seus amigos.  

Em local independente da área social, a cozinha, que é palco para os cafés da manhã diários, recebeu a delicadeza do rosa-queimado em detalhes da marcenaria, como o amplo nicho que acomoda o canto do café e o armário suspenso. Já o acolhedor home office, que também faz as vezes de quarto de hóspedes, exibe uma ampla bancada em L sob a janela, com vista para a mata, e, ao oposto, um generoso sofá-cama. Os nichos verdes da marcenaria aludem à natureza em evidência.   Era preciso rechear a suíte máster de armários, solicitação que foi atendida com um grande closet abraçado por um painel em freijó com porta mimetizada e que, de quebra, funciona como painel de TV. O quarto da menina, uma pré-adolescente que adora ler, estudar e aproveitar o seu cantinho, teve um balanço Bubble Chair posicionado ao lado da cama. A peça era um dos sonhos de consumo da garota! No do menino de 5 anos, as prioridades eram soluções que acompanhassem o seu crescimento. Por isso, sobre a base neutra, foram pontuadas cores vivas com elementos de fácil substituição, a exemplo da cadeira de estudos, do gaveteiro com rodinhas e das almofadas.

Projeto de Interiores: Flávia Campos Arquitetura+Design – www.flaviacamposarquitetura.com.br@flavia_campos_arquitetura

Projeto Arquitetônico: Eduardo de Abreu –

Projeto de Paisagismo: Marianne Ramos – @mramospaisagismo