Alguns produtos e soluções garantem o conforto térmico e acústico e ainda permitem que a construção seja mais sustentável e benéfica
A preocupação com o conforto térmico e acústico é recente no Brasil e começou a ser levado em conta pela construção civil quando entraram em vigor algumas normas que apresentam recomendações de desempenho de temperatura, sons e ruídos para edificações. Tais normas conduziram o setor a desenvolver pesquisas e buscar soluções adequadas para atender a projetos que visam ter essa performance.
“Hoje, é possível encontrar no mercado diversos produtos com tecnologia avançada que atendem perfeitamente esses projetos, como no caso das esquadrias de PVC, coberturas e telhados com estrutura em aço galvanizado”, destaca Carlos Thenorio, sócio-proprietário da Thenco, empresa que comercializa uma grande variedade de soluções para a construção civil.
De acordo com Carlos, as características e vantagens desses produtos são diversas:
Esquadrias em PVC para conforto térmico e acústico
“Esse material possui alta resistência em ambientes adversos, como por exemplo, em regiões litorâneas. Permite a instalação de vidro duplo oferecendo melhor conforto térmico e acústico, sua produção é sob medida, tem alta durabilidade, é de fácil instalação e ainda, oferece baixa manutenção”, destaca.
Coberturas e telhados termoacústico
“Essa estrutura acaba sendo oito vezes mais leve que a madeira. Sua montagem é mais rápida, não empena, é adaptável a qualquer tipo de projeto e é resistente a fungos e cupins. As telhas sanduíches, que estão substituindo as telhas de cerâmicas, não absorvem água, oferecem a redução dos ruídos externos e possuem controle térmico”, acrescenta Carlos.
Economia e sustentabilidade
Além das vantagens citadas acima, Carlos destaca outros benefícios que tornam a construção mais sustentável e benéfica para o consumidor. “As vantagens, ainda pouco conhecidas pelo consumidor, estão na economia em equipamento de refrigeração, redução no custo de energia elétrica, resistência a impactos e abrasões, e os materiais são 100% recicláveis”.
Mercado em expansão
A Thenco, hoje, oferece soluções para projetos residenciais e comerciais de pequeno porte e vem apostando no crescimento da procura por essas soluções. “Atualmente no Brasil, o PVC é timidamente reconhecido e ainda representa menos de 5% do mercado de esquadrias. Já em outros países, como no Chile, o material representa quase 40%, na Europa a fatia atinge aproximadamente 80%. Acreditamos que a fatia do mercado brasileiro pode ser maior, o que nos deixa animados para o crescimento”, finaliza.