Studio Livia Amendola projeta apartamento com décor moderno em tons escuros e atmosfera sofisticada para um empresário de 38 anos
Localizado em Santa Rosa, bairro no município de Niterói, RJ, este apartamento de 140m² acaba de passar por uma grande reforma, comandada pela designer de interiores Livia Amendola e pelo engenheiro civil Rômulo Campos, sócios no Studio Livia Amendola.
O cliente, um empresário de 38 anos que é sócio de um bar voltado para o público jovem e já morava no imóvel, apresentou à dupla referências em tons mais fortes e marcantes, como a madeira mais escura, o preto e cores profundas, para imprimir no projeto personalidade, ousadia e, sobretudo, sofisticação. Ele também pediu ao escritório que todo o apartamento refletisse essa atmosfera mais intensa e moderna e que seu quarto tivesse pouca entrada de luz para os dias que precisasse descansar mais. “Como ele é apaixonado por aquarismo e chegou a fazer cursos sobre o tema, reservamos um espaço sob a bancada do bar da sala para instalar um grande aquário”, conta Rômulo Campos.
A única intervenção civil realizada durante a reforma foi a demolição por completo da parede que dividia a sala e a cozinha para integrar os dois ambientes, agora em conceito aberto. No que se refere à decoração, tudo é novo, adquirido de acordo com as especificações do novo projeto. “As cores mais escuras trazem a sensação de acolhimento e formalidade e, ao mesmo tempo, surpreendem positivamente ao fugirem à tendência atual de cores neutras e claras nos projetos de áreas sociais”, avalia Livia Amêndola. Ainda na sala, ela destaca a parede ao fundo do bar, que foi revestida em pedras de travertino natural, com textura bruta.
Na cozinha, os profissionais destacam a marcenaria com vidro reflecta nero nas básculas dos armários superiores e a predominância dos tons cinza chumbo e preto no décor. No quarto do morador, a marcenaria escura também é o ponto alto do cômodo, com armários e porta de acesso à varanda em madeira ripada que se camuflam nos painéis de parede, executados no mesmo padrão. “Este recursou impediu que os armários pesassem visualmente no espaço e ainda criou uma unidade estética”, explica Livia Amendola.
Por fim, a varanda gourmet virou o espaço mais disputado em dias de casa cheia, graças ao banco enorme em L que explora todo o comprimento do espaço, criando ali uma área social informal perfeita para acomodar muitas pessoas. “Nosso maior desafio neste trabalho foi, sem dúvida, abusar de tons escuros sem deixar os ambientes visualmente pesados”, finaliza Rômulo.
Autoria do projeto: designer de interiores Livia Amendola e engenheiro civil Rômulo Campos – Studio Livia Amendola – @studioliviaamendola
Produção visual: Estúdio Cabe – @Estudio.Cabe