Tucupi desenvolvido por tecnologia pioneira que une tradição e inovação, mantendo-se conservado por até um ano sem refrigeração e sem aditivos artificias

Da Amazônia para o Mundo

Um dos principais e mais saborosos ingredientes da culinária amazônica agora está disponível em todo o país, em uma versão engarrafada em vidro, da Manioca, pequena indústria de impacto socioambiental, sediada em Belém (PA). O tucupi, considerado o “ouro da Culinária amazônica”, é um caldo fermentado e temperado, extraído da raiz da mandioca brava amarela, com sabor único, considerado um dos representantes nacionais do sabor Umami (quinto gosto básico do paladar humano).

A Manioca é pioneira na produção de uma versão do tucupi que não precisa de refrigeração para armazenagem, com validade de até um ano e que não inclui aditivos artificiais, ao contrário de outras marcas, que fazem produtos sem refrigeração que duram apenas 30 dias ou que, para durar mais, precisam ser congelados.

Essa tecnologia tem transformado o tucupi em um tempero cada vez mais acessível, disponível em todo o Brasil e em países da América do Norte, Ásia e Europa, aproximando a culinária amazônica, vista como inacessível, do mundo todo. Neste ano, inclusive, o tempero foi reconhecido como “Produto Inovador” por um dos mais importantes eventos da alta gastronomia – Sirha Innovation Awards – realizado anualmente na França e referência mundial em Food Service.

O caldo é bastante versátil, podendo ser utilizado em uma infinidade de receitas, desde as mais simples, incrementando sabor, até as mais elaboradas e gourmet. Quatro bons exemplos são o arroz caldoso de tomate com tucupi, risoto de cogumelos (com tucupi no lugar do caldo de legumes), canja de galinha com tucupi ou ceviche de tucupi.

Além das garrafas de tucupi amarelo com 300ml ou 1 litro, a Manioca  também comercializa itens produzidos a partir de insumos adquiridos com fornecedores locais, estimulando a comercialização de ingredientes da região e promovendo o desenvolvimento sustentável a partir do comércio justo e da manutenção da floresta em pé. Entre eles estão garrafinhas de 150 ml de molho de tucupi preto, que substitui o shoyu ou o molho inglês contendo até 96% menos sódio; feijão manteiguinha de Santarém; sementes como Cumaru e Puxuri; farinha de tapioca flocada; farinha d’água de Bragança; granola de tapioca 100% natural e vegana; sete geleias (cupuaçu, açaí, muruci, pimenta de cheiro, taperebá, manga e cacau com cumaru) e três molhos de pimenta cumari (com tucupi preto, com chicória do Pará ou com tucupi amarelo).

Mais informações no site www.maniocabrasil.com ou no perfil de Instagram @maniocabrasil. Os produtos podem ser comprados em www.loja.maniocabrasil.com/ ou em supermercados e empórios de todo o país.


Sobre a Manioca Brasil

Fundada em novembro de 2014, a Manioca tem uma história muito especial de valorização de ingredientes da Amazônia que começou no restaurante Lá em Casa, em Belém (PA), em 1972. O empreendimento pertencia a Paulo Martins, um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e pai de Joanna, fundadora da Manioca.

A startup liderada por ela e seu sócio Paulo Reis, tem como objetivo oferecer aos consumidores de todo o país ingredientes para uma alimentação saborosa, prática, saudável e sustentável, aliando tradição e inovação para conectar a Amazônia com o mundo. Hoje, a empresa conta com uma linha de 25 produtos, entre geleias, granolas, pimentas e temperos, disponíveis em pontos de venda por todo o país e também pelo e-commerce.