As arquitetas optaram por um novo escritório com jeitinho de casa do interior, visando o bem-estar da equipe, de clientes e fornecedores

O novo espaço com jeito de casa do interior tem 180m² e fica na Vila Mariana, em São Paulo. As arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do SP Estúdio, buscaram um bairro que ficasse próximo de suas casas e que também fosse um local de fácil acesso para a equipe e para os clientes. Além disso, essa localização tem um clima ainda de cidade de interior, com casas residenciais, onde todos se conhecessem e se cumprimentam, além de fazer tudo a pé.

Não houve quebra paredes, pois a casa é alugada, mas foi feita uma grande transformação visual com a troca dos acabamentos. Estruturalmente, o tamanho da cozinha (que era pensada para um uso residencial) foi reduzido para dar lugar a um corredor de acesso ao piso inferior, onde fica o quintal, a sala do Pitaco (segunda empresa das arquitetas) e a Sala de Lazer. Também foi criada a sala de reunião com uma divisória de vidro e estrutura metálica.

O ponto de partida para o projeto foi que o escritório tivesse a sensação de acolhimento, que qualquer pessoa que chegasse se sentisse em casa, tanto a equipe, quanto fornecedores e clientes, e que transbordasse afeto. Logo na entrada, a sala de estar funciona como espera, local de reuniões mais rápidas e informais, mas ela traz bem a sensação de sala de casa, cercada de verde por todos os lados.

A busca pela sensação de acolhimento e bem-estar ao entrar no espaço foi primordial para as arquitetas: “não queríamos aquela sensação de ambiente corporativo, formal e impessoal – não somos assim como pessoas e nosso espaço reflete nossa forma de ser”, afirmam elas.

A casa tem pouquíssimos revestimentos. O piso todo em madeira natural foi restaurado, algumas paredes foram descascadas para deixar o tijolo original aparente e tudo foi pintado de branco. Além disso, o granilite entrou no piso da cozinha e fulget na área do quintal.

A área externa, por sua vez, tem um quintal com um jardim e uma pitangueira de estimação, que veio do antigo escritório precisava ter seu espaço na nova casa do interior! “Para nós, é importante essa sensação de ar livre, de contato com o verde, de vento no rosto, de sentar e olhar o céu para buscar inspirações nos projetos, além de relaxar em meio ao ambiente corporativo”, finalizam.

Quer conhecer mais projetos das arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma? Acesse o site www.spestudio.com.br ou o Instagram @spestudio.