Habitare
Suíte Permanência: arquitetura para desacelerar
Eventos27 de setembro de 2026

Suíte Permanência: arquitetura para desacelerar

Texto: Revista Habitare · Fotos: André Nazareth

Escritório Lessa Zanetta lança coleção autoral de móveis e objetos em pedra e madeira na CASACOR Rio

Em um mundo marcado pelos estímulos constantes das telas, a Suíte Permanência convida o público a desacelerar. Com 85 m², o ambiente criado pelas arquitetas Izabela Lessa e Fernanda Zanetta, do escritório Lessa Zanetta Arquitetura para a CASCOR Rio 2026, parte de uma reflexão sobre as diferentes dimensões do habitar — o tempo da vida, da cultura, da arquitetura e da matéria — para construir uma atmosfera serena, onde cada escolha estimula a olhar, sentir e permanecer. A Mostra vai até 8 de novembro, no Edifício Aliança da Bahia, no Centro.

“Nosso projeto nasce de uma reflexão sobre o tempo e sobre a maneira como habitamos o mundo contemporâneo. Em contraponto à velocidade e ao excesso de estímulos, o projeto propõe uma arquitetura que desacelera o olhar, valoriza a experiência de estar e cria espaço para aquilo que realmente importa”, explica Izabela Lessa.

Linhas retas, integração e materiais naturais traduzem a dimensão racional, enquanto arte, design brasileiro e objetos autorais acrescentam memória e afeto. O vizinho Palácio Capanema é, de certa forma, incorporado ao ambiente, estabelecendo um diálogo com a cidade. Entre os destaques, a curadoria de arte de Heloísa Amaral Peixoto, e as peças desenhadas pelas arquitetas em pedra e madeira – uma coleção autoral que está sendo lançada durante a CASACOR Rio. São mesas, bancos, mesa de cabeceira, objetos e uma bandeja de xadrez que valorizam a força, a textura e as imperfeições naturais dos materiais. A coleção tem também luminárias criadas em parceria com o estúdio Dobra.

“As peças traduzem a ideia de que o design pode ganhar significado com o tempo. São objetos pensados para acompanhar a vida, envelhecer com dignidade e acumular novas histórias a cada uso”, diz Fernanda Zanetta.

Na suíte, as peças autorais convivem com móveis assinados por nomes como Oscar Niemeyer e Percival Lafer. A iluminação de Maneco Quinderé dá o toque final integrando luz e arquitetura para revelar materiais, volumes e texturas.

Até o dia 8 de novembro, a CASACOR Rio comemora 35 anos de trajetória ocupando, pela primeira vez, o Edifício Aliança da Bahia, marco da arquitetura moderna carioca que acaba de passar por um grande retrofit. Em sintonia com o movimento de revitalização da região, a mostra propõe novas formas de ocupação e valorização de um edifício de relevância histórica e arquitetônica. A edição ocupa quatro dos 15 andares da edificação, além da cobertura e do térreo formando um condomínio de estúdios, lofts, apartamentos e áreas comuns de lazer que atendem aos moradores. 

CASACOR RIO 2026 

Período: até 8 de novembro

Horário: terça a domingo, das 12h às 20h

Local: Edifício Aliança da Bahia. Rua Araújo Porto Alegre, 36

Tel: (21) 96432-2494

Ingressos:

R$ 120 (inteira)

R$ 60 (meia)

Mais informações:

Instagram/casacorrio_oficial

Facebook/casacorrio

Galeria
Projeto por
Izabela Lessa
Ver portfólio →
Fernanda Zanetta
Ver portfólio →

Veja também